sábado, 10 de abril de 2010


ATHA YOGANUSASANAM "o Yoga começa agora" ....

Esse é o primeiro verso do Yoga sutra, e de extrema conveniência que seja o primeiro post do blog, justamente porque o objetivo é esse: falar sobre Yoga, não somente como sistema, método ou técnica, mas como também uma atitude positiva proveniente de qualquer cultura ou crença. Palavras que de alguma forma alimente o seu desejo por ser mumukshu, aquele que busca o conhecimento da sua verdadeira natureza.

Não digo que é a busca pela liberdade, porque concordo com o grande sábio Ramana maharish, quando ele diz que: ”Não existe libertação porque você nunca esteve preso. O que você precisa é se libertar da idéia de que você está preso e precisa ser libertado.“

E sendo assim, athayoganusasanam - Agora, o Yoga!!!

Esse "agora" pressupõe que alguma modificação tenha acontecido anteriormente na vida de quem ta buscando esse caminho, como por exemplo, o próprio ímpeto pela busca, e "agora", portanto, patanjali pode falar sobre esse sistema, pois o aluno esta pronto pra usufruir desse conhecimento.

Até porque o mestre não fala o que sabe, mas o que o discípulo esta preparado para ouvir. E para se ouvir patanjali, é necessário que se esteja preparado para uma ação, para desenvolver viveka, o discernimento entre o grosseiro e o sutil. O discípulo deve ter o exercício de viveka, para ter vairagya, o desapego ao grosseiro para caminhar para o sutil. O desenvolvimento desses dois conceitos te leva a uma mente tranqüila, e até a vontade por esse conhecimento. Algo te diz que esse caminho faz todo um sentido, por ser enxergada uma lógica, mas principalmente por uma questão de crença, chamada por esse corpo de conhecimento de Shraddha, termo normalmente traduzido como fé, mas sendo mais bem compreendido como convicção, pois não é uma fé cega, mas uma convicção de algo que você já experimentou.Quando se desenvolve essas características, se está pronto para esse conhecimento, e portanto, “agora, o Yoga”. Nesta consciência, se desenvolve um amor “búdico” ou “crístico” que é muito mais forte do que o amor que nós sentimos normalmente.

ATHA YOGANUSASANAM – a instrução completa para que se leve a vida em um estado de excelência.

Um comentário: