terça-feira, 13 de abril de 2010

Não podemos pedir Deus emprestado !!!


“Nós, ocidentais, estamos próximos da encruzilhada que os pensadores da índia já haviam alcançado cerca de sete séculos antes de cristo. Contudo, não podemos fazer uso das soluções indianas; devemos entrar nessa nova época à nossa maneira e resolver as questões com nossos próprios recursos porque, embora a verdade – o esplendor da realidade – seja universalmente uma e a mesma, ela é espelhada diversamente conforme os meios que a refletem. A verdade aparece de maneira diferente em cada época e em cada terra, de acordo com a idiossincrasia, com a matéria viva na qual se forjam seus próprios símbolos.”

“...os símbolos conduzem a mente a verdade, mas não são a verdade, daí ser enganoso adota-los. Cada civilização, cada época deve fecundar e conceber seus proiprios símbolos.”

Não podemos pedir deus emprestado. Temos que efetivar sua nova encarnação a partir de nossas próprias entranhas. O divino deve, de algum modo, descer na matéria de nossa própria existência e participar nesse peculiar processo vital.”


Heinrich Robert Zimmer (Filosofias da India)

Um comentário:

  1. Acho q o divino desce mesmo na matéria...está na natureza. Está nos animais. Está em mim. Está em você. Está menos nos altares. E está mais dentro de nós.

    ResponderExcluir