domingo, 23 de maio de 2010







Há poucos dias, estive inserido em uma conversa que depois de um tempo de discussões calorosas resultou na famosa frase “ mas a minha opinião é ...”.
Nada de incomum nisso, porque creio que quase toda discussão culmina nesse momento. Inclusive, eu também declamei: “Minha opinião é ....”
Logo após alguns dias ( sim, alguns dias, não foi de imediato, porque naquele momento eu só queria falar qual era o meu ponto de vista), eu percebi que todas as opiniões podem ser minhas.O universo te dá toda a potencialidade, pois você esta inserido em um mundo, onde tudo de certa forma também é seu. E por qual motivo eu vou querer uma só, que nem sei se é a mais adequada, se na verdade eu posso refletir em cima de tudo??
Pense bem, se for levado em consideração que em 2010 espera-se que o mundo tenha 7 bilhões de pessoas, com atitudes e opiniões diferentes, e for feita uma analise matemática bem simples, como por exemplo, o numero 1 ÷ 7000000000, chega-se a conclusão de que esse é o valor da opinião pessoal de cada pessoa. Minha calculadora nem consegue fazer essa conta, da um erro, diz q excede o limite., então, esse é o valor de uma opinião pessoal para o mundo, irrelevante.
E mesmo que outras pessoas compartilhem dessa visão, não melhora muito a matemática. Ainda assim, posso citar Krishnamurti, que falava que embora um milhar de homens concorde sobre um assunto, se eles não souberem nada sobre aquele assunto a sua opinião não tem valor.
Acredito que se você não estiver preso a nenhuma opinião de forma categórica, daquele jeito que nós conhecemos, sofrendo porque queremos que o outro de valor aquilo que produzimos, passa-se a explorar o todo ao invés do um. Desta forma, se recebe tudo o que o mundo oferece, o que te ajuda a te livrar do sofrimento, porque você entende também, que com 7 bilhões de pessoas nesse mundo, não da para somente as suas conveniências serem atendidas.
Acredito que o mundo seja uma mãe, mas somente quando você não se vê como um filho único.

Ígor Fonseca

7 comentários:

  1. afinal, opinião que rebate opinião é mera afirmação de preconceitos... é preciso buscar no desconhecido de si mesmo a verdade do outro, para compreender e pôr a a vida em movimento. O conhecimento sozinho é estático, é morte; só a sabedoria, e seu silêncio, traz a transformação.

    ResponderExcluir
  2. Por mais que matematicamente uma opinião possa ser insignificante, muitas vezes, sentimentalmente, uma única opinião pode ser a mais importante do mundo.

    ResponderExcluir
  3. É isso aí! "A minha opinião" é que concordo com o post sem acrescer nem retirar nem uma vírgula. Muito bom o blog!
    Abs
    gilberto

    ResponderExcluir
  4. Jaya, Igor.. mto bom o blog.. independentemente de qual seja a nossa opinião, é só mais uma opinião e isso não irá mudar em absolutamente nada dAquilo QUEM realmente somos.. por isso, nossa opinião é tão importante e nada ao mesmo tempo... om.

    ResponderExcluir
  5. Já dizia...eu prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo....
    Bjo grande!

    ResponderExcluir
  6. E ela precisa ser muito bem tratada, essa mãe de tantos filhos!

    ResponderExcluir
  7. o que é importante...é...naquele instante.
    tb é válido.
    porém..logo, logo....deixa de ser....
    tudo passa, tudo passa....
    tudo é relativo...
    só o Absoluto permanece...

    ResponderExcluir