domingo, 5 de junho de 2011

O QUE TE TIRA DO SÉRIO ????



Por Igor Fonseca


Minha professora de Yoga restaurativa deu uma tarefa para a próxima aula, que era para ser bem simples: escrever sobre o que me tira do sério.

Em primeiro lugar, ela resolveu perguntar isso quando estávamos todos muito relaxados. Exatamente naquele momento em que demonstrar comportamentos raivosos é tido como quase vergonhoso e animalesco, porque ninguém que é dono das próprias emoções vai cometer a atitude vergonhosa de criar uma situação de atrito que sempre é constrangedora e possível de ser evitada com certa inteligência.

Independente disso, a tarefa de fato deveria ser muito simples, afinal estamos “fora do sério” a maior parte do tempo. Corrupção tira do sério, a violência oferecida pela mídia tira do sério, crianças carentes me tiram do sério, pobreza e exploração me tiram do sério. Mas convenhamos, que isso é o tipo de coisa que tira qualquer pessoa saudável do sério, então, não acredito que a tarefa se trate disso, até porque aquela raiva, descontrole e magoa que sentimos normalmente, não vem da noticia de uma verba de saúde desviada por tal autoridade. A reatividade nossa de cada dia, vem das pessoas quem convivem diariamente com a gente, e que se manifestam de um modo contrario a nossa vontade, ou, ao nosso conceito interno e quase inquestionável do que é ética e bom comportamento. Aquela ideia estupida mas presente em todo mundo, de que o outro só não pensa igual a você, e não enxerga o que você vê, porque ele não sabe, porque se soubesse veria exatamente igual. E aí, você sente raiva ou sente piedade daquele outro. E esse outro por sua vez, te devolve a mesma raiva, ou a mesma piedade.

Cada ser humano tem a tua ótica, afinal, ele ponderou varias opiniões para chegar ate aquela, e isso deu certo trabalho. Quando o outro vem mostrando uma possível visão diferente, ele é quase um inimigo, afinal, se eu ja ponderei tudo, como que ele pode me vir com diferenças e ainda estar certo???..não...ele não pode não.

Daí me veio uma possível resposta: o que nos tira do sério é o REFLEXO DO ESPELHO.

Todo mundo ja acordou e olhou para o espelho rejeitando a própria imagem, como uma olheira indevida, uma marca de expressão indesejável, ou o famoso bad day hair. Mas, se ao acordar, essa pessoa não se deparar com nada disso, nem olheiras, nem marcas e nem o cabelo em rebeldia, conseguirá enxergar somente a beleza inata de cada um, e não haverá nenhum incomodo. Se aquilo estiver resolvido, desconhecerá o problema e nem vai pensar ou se incomodar com isso, que não vai fazer parte das tragédias diárias.

Da mesma forma que quem tiver bem resolvido internamente, nao vai ver o reflexo feio no outro, e mesmo que esse outro pipoque dentro da própria reatividade, aquela imagem não te agride porque não é o seu reflexo.

Talvez, o nosso problema, e causa do nosso mau estar diário, seja a síndrome de Rainha malvada da branca de neve. Enquanto o espelho nos diz que somos os mais belos e coerentes, o mundo continua colorido, mas quando o espelho diz que essa qualidade pode estar no outro, fugimos da “reflexão” e o comportamento mais imediato é querer envenenar a maçã do outro.

Em pesquisa descobri uma frase do escritor Herman Hesse, aquele mesmo que escreveu o livro siddharta, tão cultuado entre nós, yoguinhos, que fala que quando nascemos ganhamos um espelho que fica colado no nosso peito, e que assim vivemos a vida refletindo o outro e vendo no espelho do outro o nosso reflexo. Hermann Hesse disse: " Se você odeia uma pessoa, odeia algo nela que faz parte de você. O que não faz parte de nós não nos incomoda."

Dessa forma pode haver uma receita pra não sair do sério, que é cuidar da imagem que você reflete, para que ela volte agradável ao seus olhos.

Me recordo do desenho, onde o mais encantador no espelho, além do fato de ele sempre falar a verdade, era o fato de dizer tudo em rimas. E dessa forma eu vou vestir o personagem do espelho magico e finalizar inventando um poema com pequenas rimas que exemplifica o que quis dizer:





em um mundo que foi feito
para todos habitar
nao importa quem é perfeito
ou ainda vai estar

se tu busca concordancia
pra encontrar felicidade
tu ainda ta na infancia
do que é maturidade

quem abraça o lado sombra
como se abraça a luz
novamente se encontra
com a Alma que conduz

quando o outro nao é outro
e eu nao sou mais eu
eu compreendo a tal beleza
eu entendo o tal de Deus.

Ígor Fonseca
Junho/2010

2 comentários:

  1. mtas coisas p falar...é bom que algo nos tire do sério, de vez em qdo....é aquela famosa estória de "sair da zona de conforto" pra ganhar + espaço, distãncia e ver além.
    Reagir com quem convivemos, pq são os que nos interessam. Casal ou amigos que deixam de discutir, que já deixaram a indiferença invadir, é pq já não se querem + como antes.
    Qto ao espelho, ao "Se você odeia uma pessoa, odeia algo nela que faz parte de você. O que não faz parte de nós não nos incomoda." dá margem a mta reflexão.
    Se corrupção, tortura psicológica, depressão etc etc não fazem parte de mim.....por que é que continuam sempre a me incomodar????
    Qdo vieres ao Rio, a gente volta ao papo.
    No mais, terça faço o último módulo de Y Restaurativa com a Miila. Rachel Moreira fez o 2º comigo. Vc é nosso querido.
    Nosso amigo inteligente, dedicado pensador. Provocador de reflexões. Até breve. Bjs Namaste.

    ResponderExcluir
  2. http://revistapiaui.estadao.com.br/edicao-25/despedida/a-liberdade-de-ver-os-outros

    esse texto tem sido chave pro modo como tento lidar com a vida...

    ResponderExcluir