domingo, 6 de novembro de 2011

Espiritualidade express


Por Igor Fonseca
6/11/2011

Diariamente me questiono sobre a teoria da evolução espiritual. Chamo de teoria porque nao entendo exatamente como acontece, e chamaria de verdade se emocionalmente a reconhecesse assim.

Esse é o grande ponto, será que eu entendo intelectualmente ou entendo com aquelas emoções que reformulam as minhas atitudes? E sem querer generalizar demais, eu acredito que a grande maioria, mesmo que inconscientemente, compartilhe dessa mesma duvida.

Quando eu abro uma pagina de rede social eu sou bombardeado por varias citações de valorização de virtudes. Ta lá, de manha cedo, ghandi, madre tereza, buda, swamis indianos, grandes pensadores, espiritualistas famosos, grandes escritores. E essas citações são muito bem feitas, muito logicas, muito inteligentes, e entendo com grande facilidade e prazer a mensagem que esta por trás daquelas frases famosas entre duas aspas.

E aí reside a grande duvida. Tenho um palpite, que o fato de intelectualmente entendermos a verdade daquela grande citação nos faz achar que vivenciamos aquela grande verdade com o coração. Aí, dou um clique no curtir isso (Y) e ja saio de casa me achando um pouco Ghandi, e cometo uma cagada atrás da outra sem perceber, ainda me achando Ghandi.

Parece um pouco exagerado, ou megalomaníaco, achar que a grande maioria faz a mesma coisa, mas se de fato eu to equivocado em relação a isso, porque será então que o mundo continua no mesmo caos? Porque se todos vivenciassem plenamente o que eu relato ter dificuldade de vivenciar, acho que existiria um céu na terra. E se você que esta lendo, e nao se inclui nesse questionamento, eu te pergunto: Sério? Nao se inclui mesmo? Diariamente você experimenta autruismo ao ponto do seu ego nao se manifestar ?

Isso eu chamo de espiritualidade express. O fato de colecionar livros, citações e imagens de buda meditando, e acreditar que isso por si só ja te coloca acima do “povo ligado a matéria”. Basta você ir numa loja de esoterismo e acreditar no fim do mundo em 2012 que isso ja te coloca em um plano espiritual mais elevado.

Aceito que o fato de você buscar isso, é porque tua mente de certa forma experimenta o interesse pelo divino, mas também acredito que é muito fácil estagnar depois de um tempo, e ficar com um pé no chão e outro no alto, achando que os dois estão no alto.

Continuando na metáfora, talvez o fato de prestarmos bastante atenção no pé que ta agarrado no chão, nos permite ganhar força de impulso no pé que esta no alto. E isso me permite de certa forma, um relacionamento diferente com a frase bíblica que antes era um grande clichê e que no momento, mais me faz sentido: ORAI E VIGIAI. Orai para despertar a fé, que sem ela, vivemos eternamente na duvida. Vigiai para dar atenção a cada movimento e pensamento, que nem sempre são virtuosos e passam despercebidos pelo nosso ego e pela suposta consciencia.

A conclusão que eu chego no momento, é que existe algo muito mais imediato do que a força de uma grande devoção, que é, baseado nessa devoção, a qualquer objeto que seja, exista por trás, o ímpeto de uma grande ação. A contemplação de karma Yoga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário